Todo santo dia

Papo de Adão
3 min readSep 24, 2020

--

Óleo sobre tela de Bartolomé Murillo, 1660

Mais um dia que se passa. Normalmente temos esse pensamento ao final de cada dia, dias diferentes ou até parecidos, bons ou ruins. Independentemente disso, dias vão se passando e passando, e vamos empurrando com a barriga, a tudo e a todos. E o que podemos fazer para tornar os dias melhores?

Calma! Vamos lá. Não estou com papo de coach indiplomado (e que está ganhando mais din din que nós). Mas o que podemos fazer de diferente? Convenhamos que teremos tipos de dias ruins, bastante ruins. Aqueles dias que, ao chegar ao seu final e sem indagar, constataremos que nem deveríamos ter levantado da cama. E os tipos são inúmeros. Como sabemos, um negocinho qualquer pode descarrilhar toneladas de coisas.

Podemos controlar esses negocinhos, tanto fatores externos e internos? Não, meu caro amigo. Inclusive fuja do controle. Isso só gera pressões e frustações. Dica um e, talvez, a única. Para melhorar o seu dia, deixe o incontrolável te controlar. Não o contrário disso.

Dias ruins são consequentemente mais lembrados ao decorrer de nossa vida. Os arrependimentos decorrentes de péssimas escolhas assolam demais nossas lembranças. E, não me entendam mal, isso faz parte. Mas não podemos nos apegar apenas ao lado ruim da vida, do cotidiano, do acaso, da força etc

O meu intuito aqui é mudar a nossa forma de agir e pensar. Todo dia é uma oportunidade. Verdade!!! Oportunidade até de fazer umas merdas, mas é fazendo merda que se aduba a vida. Erros e falhas estão aí para nos ensinar. Errar mais de algumas vezes já é teimosia beirando a burrice, viu caro leitor.

A proposta aqui é o relativizar o dia a dia, em que cada um é de um jeito. Cabe-nos analisar de qual melhor maneira podemos usufruir ou melhorá-lo. O conceito de relativismo é o de não haver um valor absoluto (quase tudo é relativo). Assim, como nessa filosofia, suas opiniões e o pontos de vista são importantes meios de conhecimento.

No seu dia a dia, o mais importante é você. E você deve acreditar nisso fielmente. Eu tenho uma teoria quase praticável, digo quase, que também sou humano e erro as vezes. Você é o santo de todos seus dias, daqui para frente. Aos caros amigos megalomaníacos (os que têm o Rei na Barriga), fujam da hipocrisia da santidade. Você não vai ser canonizado.

Nem todo santo, como algumas culturas e fés explicam, são santos mesmos. Temos santos que erram, e bastante. De uma estudada em algumas mitologias antes de achar que você merece estar em um pedestal.

O intuito de você ser santo aqui, é a tentativa de você ser o centro do seu dia. A coisa mais importante naquele seu dia. Assim, podemos ser humanos quando falhamos e santos quanto desejamos melhorar em todos os aspectos. Santos ou não santos, pois cada dia é um universo particular, tornamos dias de outros melhores e não promovemos o descarrilamento alheio. Todo dia pode ser “santo dia”, mas todo dia é Santo! Toda vivacidade para sua santidade humana diária.

Amém para quem é de Amém,

Shalom para quem é de Shalom,

Salaam Aleikum para quem é de Salaam Aleikum,

Axé para quem é de Axé,

--

--

Papo de Adão

Papo de Adão (De 🏡) Vida de ♂ não tá fácil! Conteúdo de Homem para Homem… #SafeSpace