Preocupação inerente

Papo de Adão
2 min readOct 30, 2020

--

Você já pensou quantas vezes nos preocupamos durante o dia? Inclusive quanto as preocupações nos atrapalham. Muitos homens, porém homens de verdade, que cresceram, têm preocupações diárias difíceis de lidar. Quem nunca parou para pensar sobre se o quanto de dinheiro que ganha é suficiente? Ou, se eu sou feliz no meu emprego? Eu serei/sou um bom pai? Será que sou bom de cama?

Sim, meus amigos, a preocupação é uma situação corriqueira em nosso dia a dia. E eu posso acatar. Bom, caso você não tenha tido nenhuma das preocupações acima ou outras além delas, eu queria dizer o meu grande obrigado. Por causa de alguns de vocês escrevo aqui hoje. Então, obrigado por ser essa pessoa desprezível.

Aos que se preocupam, vamos lá. A preocupação, infelizmente, é uma rédea em nossas vidas. A cada pré-ocupação, estamos nos limitando e nos direcionando a um caminho mais seguro. Não digo mais fácil, pois nenhuma escolha é fácil. Porém, a cada vez que ocupamos nossa cabeça com um receio, nos inquietamos.

Cada angústia que pressentimos, gera uma ansiedade que gera um tormento, que gera a ansiedade e o sofrimento. Só um adendo meus amigos: reflexão não é preocupação. Ok? Preocupação é um juízo prévio e antecipado que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral e espiritual. Preocupação do latim vem da palavra praeoccupatĭo, ou seja, uma ocupação prévia.

Quando nos preocupamos, geramos uma ocupação em nosso centro de tudo que nos diz respeito, o cérebro. Assim, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis disserta: o centro de nosso universo é o cérebro. Tudo aquilo que nossos cérebros deveriam interpretar e nos ajudar, pois temos uma simbiose entre cérebro e corpo, pode ser interrompida pelo sofrimento da nossa preocupação.

E, sim, meus caros, todos temos problemas, dúvidas, receios etc. Mas nenhuma dessas coisas deve nos demarcar ou reprimir nossos possíveis caminhos. Claro que muitas preocupações (“Será que tenho que tirar a roupa do varal pois parece que vai chover?” ou “será que tranquei a porta de casa?”) são válidas. Mas nenhuma preocupação deve fazer você sofrer. O mundo já está em alta com gatilhos que podem nos colocar em um modo sofrível. Algumas vezes quem mais complica nossas vidas somos nós mesmos. E você não está sozinho nesta! Vamos tentar nos ocupar de coisas boas, coisas que valham a pena pensar.

A preocupação é um controle obsessivo do nada, do nada mesmo. É uma tentativa de controle do que ainda está por vir. E, mesmo assim, a grande vida e o acaso que nos regem (ou o horóscopo, se você curte) estão aí para nos mostrar que do nosso controle eles não se importam. Inclusive a ocupação dos mesmos é simplesmente te ocupar para que é o descontrole que impera no universo, vulgo nosso centro.

--

--

Papo de Adão

Papo de Adão (De 🏡) Vida de ♂ não tá fácil! Conteúdo de Homem para Homem… #SafeSpace