Namore alguém que…

Papo de Adão
3 min readApr 1, 2021

--

Esta é uma frase que vemos quase todos os dias no mundo digital. Seja por perfis públicos ou de amigos. Ou até advinda dos famosos memes. Quem não gosta de memes hoje em dia? Por que, entretanto, essa condição antes mesmo de deixar acontecer naturalmente?

Acredito que seja uma falta de reconhecimento de nossas rotinas controladoras e exigentes. Hoje e futuramente tudo se torna mais controlador e exigente. Então, por que brincar ou fazer piada com essa clara de imposição?

“Ahhh, mas é só uma piada/meme!” Você tem certeza? Eu só namoro pessoas que fazem isso ou deixam de fazer isso, pessoas que tem mesmo gostos ou diferentes gostos, que tenham poucos seguidores ou poucos amigos (as)… São realmente preferências ou premissas eliminatórias?

Vejo que todo esse falso controle antes de começar algo bom, por exemplo, um namoro, só gera frustrações em cima de frustrações, São camadas e camadas de arrependimentos, os famosos “e se?”.

O controle e exigência, meu pequeno (a) gafanhoto (o), vem do ego. Ego, tema muito comum aqui nos textos, não cabe em um relacionamento a dois. Se um EGO já não cabe imagine dois ditando como nortear o barco.

Como o universo, que nos dá aquilo que nós merecemos, vê tudo isso? Não acredita em universo? Seu Deus, o acaso e até o Karma veem tudo isso. A ideia de um controle baseado em suas exigências emana uma falsa soberba. Por que o universo, ou aquilo em que você acredita, vai facilitar o lado bom de tudo para você, já que você, por seu controle, vai conseguir?

“Mas…” Não tem mas, nem mais. Eu entendo o seu medo. Se você perder o controle, como seu relacionamento vai dar certo? Bom, seu relacionamento será bom ou ruim independente do seu controle. “Ah, mas não dá para confiar em ninguém hoje em dia.” Já ouvi isso muito e como contrapartida a este tema. Por que você namora ou quer namorar? Já que ninguém presta, nem homem, nem mulher, vire poligâmico ou outra coisa? Apenas deixe todos os envolvidos saberem da sua escolha.

Meu ponto é: tudo acontece por acaso, independente do que você chama de seu controle. Tu pode morrer agora antes de acabar de ler está frase e não poder controlar. Apesar de mórbido, é uma verdade.

O que podemos fazer? Acredito que a maioria das pessoas que gostam de controlar e manipulam outros com suas exigências, na verdade, se cegam pelo seu próprio reflexo mesmo que projetado nos outros. Ou seja, a pessoa que quer controlar não confia na integridade dela. Então, por que o outro haveria de ser confiável? Isso é descrito e exemplificado como a “ferida narcisista”, que Freud ajudou decifrar. A soberba do nossos EGO não deixa o outro ser ele mesmo. Daí o controle arredio e intrínseco. O EGO tem suas artimanhas e é capaz de usar qualquer discurso para nos distanciar do nosso EU ideal.

Pare desde já a querer controlar ou exigir algo dos outros, já que é difícil fazer isso com você mesmo. Somos diferentes e vivemos experiências diferentes. Isso é o que torna a vida bela, e tudo que faz parte delas. As coisas que nos tiram o fôlego são aquelas que nem esperávamos, sem controle e sem expectativas. Até porque, quando você namorou pela última vez, você saiu com o intuito de sair e namorar aquela pessoa? Mais acasos e menos controles.

--

--

Papo de Adão

Papo de Adão (De 🏡) Vida de ♂ não tá fácil! Conteúdo de Homem para Homem… #SafeSpace