Foco Presente

Papo de Adão
2 min readMay 18, 2021

--

Tá difícil, né? Sei bem como é. E muito bem, pois eu sou aquele tipo de pessoa que sempre se distrai. Cada um vai ter seu próprio foco e as suas próprias vontades de focar. Você deve saber é quão importante aquela ação é para você naquele momento. Se vai trazer felicidade e frutos, instantâneos ou futuros. Não importa, a não ser que seja dado o devido valor atual.

Calma lá, meu caro leitor (a), sem o tal coach por aqui. Aqui seria uma junção de uma psicanálise teleguiada de mindfullness. Vish! Estranho, né? Isso existe? Não sei e não importa. As estratégias, porém, abordam o que eu quero tirar de você por meio deste texto.

O foco gera uma grande ajuda para pessoas ansiosas. A ansiedade é uma falsa garantia de controle sobre tudo e todos. Quando focamos no momento, e nos compenetramos só naquele momento, estamos conectados conosco mesmos. Assim, o medo de o que pode acontecer no futuro e o que pode não acontecer no futuro, se esvai. Até porque o passado já aconteceu e o futuro ainda vai acontecer.

Ou seja, temos apenas controle no presente? Claro que não, pequeno gafanhoto. Eu tenho controle apenas de como eu quero passar aquele momento repentino e de como eu quero me conectar com minhas experiências. E isso dá poder, como disse Tolstói, no livro “As Três Perguntas”.

Nossa geração infelizmente, e estou botando a maioria nesta correlação, se retira do momento e do presente. Inconscientemente estamos conectados não com o atual, mas com o futuro. Na nossa cabeça errônea o próximo momento deve ser mais importante que o agora.

Mas o presente é deveras o melhor de todos na linha temporal? Não. Mas é onde temos o poder. Você tem três opções no presente: mover-se daquela situação, mudar a situação ou aceitar a situação completamente. Mas só conseguimos seguir esses passinhos se estivermos focados e conectados. Assim, conseguimos levar a vida não tão sério. A vida não é tão séria como seu consciente faz acreditar. Isso é uma automentira.

Outros passinhos básicos aqui. Pare de se culpar e rejeite esses pensamentos exigentes e limitantes sobre você mesmo. Você não teve culpa. Perdoe-se e se liberte das mágoas do passado. Por favor, continue planejando o futuro, mas tenha foco em apenas o que está ao seu alcance. Tentar “ferver o oceano” não te leva a nada neste momento. Pare de se exigir tanto e deixe as coisas acontecerem.

Aprecie o momento e se aprecie. Vá se conhecendo e esteja pleno nos momentos desta vida que são poucos. Quando estiver em um momento ruim, lembre-se dos momentos bons que você estava focado. E, lembre-se, no nosso dia a dia todos nós pensamos demais, desejamos demais, buscamos demais e esquecemos de apenas apreciar o presente.

--

--

Papo de Adão

Papo de Adão (De 🏡) Vida de ♂ não tá fácil! Conteúdo de Homem para Homem… #SafeSpace