A Divina Tragédia

Papo de Adão
2 min readMay 7, 2021

--

Todos, e eu digo TODOS, já se depararam com momento de tristezas em suas vidas. Bom, “mas isso é óbvio”, vocês estão me dizendo. E perguntando. Porém, há pessoas e pessoas (graças a Deus, diga-se de passagem) que sabem ou não sabem lidar com tragédias, falhas, erros e mau dias.

Pois bem, meus caros leitores, a vida, resumidamente é isso. Uma abundância de merdas que vão acontecendo em cadeia ou em um espaçamento esporádico. O ponto aqui é não focar tanto nos erros e nas merdas e sim em como lidar com elas. Até porque é se fazendo merda que se aduba a vida (putz, que bosta, literalmente)!

Errar é humano, sempre foi e sempre será. Entretanto, superar e assimilar a razão daquele erro e/ou tragédia acontecer é que é a grande questão. Ok, ok. Se sua a vida é tão boa assim, vai para o Instagram, a famosa rede social onde todos riem e não têm problemas. Lembro de um ditado de meus antepassados que diziam: “quem não tem problema, já morreu”.

Então, temos que ir atrás de problemas? Não. Evitá-los? Nem pensar. Por já decidir viver todos os dias, somos seres egocêntricos que são suscetíveis ao erro. O ser humano tem a tendência ao erro e a se meter em tragédias, como já analisava os gregos com seus mitos dos heróis trágicos. O problema é o costume. Errar mais de uma vez na mesma coisa é uma decisão.

E diferente do herói trágico grego, que quase sempre tem uma categorização de semideus, você já é um vencedor. Seja por você ser o primeiro espermatozoide ou quem já tomou a decisão de não se abalar pelas tragédias da vida, diferente de Aquiles e Héracles.

Focar no costume de errar não vai te levar a nada. Eu chamo isso do famoso arrependimento doentio. O tempo não para e a vida não volta atrás. “Ah, mas isso eu já sabia.” Bom para você meu leitor SuperEgo TOP. Então continue a viver, pois só se aprende a viver vivendo. E cada vida é única! Assim como cada erro.

O homem é um ser falível por natureza. Já entendemos e aprendemos isso. O medo de errar implica recusa a aprender a sua responsabilidade nessa vida. Nós seres humanos temos esse EGO inflado, que se equipara aos semideuses de outrora, com um status divino. Infelizmente!

As nossas tragédias, quase que diárias, são parte da vida nos mostrando o quão somos humanos. Aprenda com as tragédias mundanas para se tornar uma comedia. A comedia é uma equação simples: comedia é igual a tragédia mais tempo. Dê tempo ao tempo e as suas tragédias para rir disso no futuro. Até porque, se errar é humano, auto perdoar-se é divino!

--

--

Papo de Adão

Papo de Adão (De 🏡) Vida de ♂ não tá fácil! Conteúdo de Homem para Homem… #SafeSpace